20 de julho de 2011

Passo a passo

Está noiva e não sabe por onde começar? Eu também não sabia, e confesso que organizar as idéias é muito mais difícil do que eu imaginava. Nesta seção, mostro para vocês a forma que encontrei para organizar meu casamento sem stress. Uma relação passo a passo do que deve ser feito e quando deve ser feito. Organize-se e aproveite cada pequena coisinha desse momento tão especial!

Escolham uma data: se vocês tem uma data em mente, discutam sobre ela, principalmente se vocês pretendem se casar em meses que são populares para as noivas, como maio e setembro. Analisem com carinho o calendário e prevejam acontecimentos como aniversários importantes e feriados. Se vocês estão esperando apartamento ficar pronto ou precisam de um prazo para alguma reforma, dêem uma folguinha para compensar atrasos e imprevistos. Um ano é o tempo ideal para começar a se organizar. Dá pra fazer em menos tempo? Claro que dá! Você só corre um pouquinho mais. É exagero fazer com mais tempo? De jeito nenhum. O tempo é o seu melhor amigo, use-o para procurer inspirações, analisar tudo com calma e negociar com os fornecedores.

Definam um orçamento: mais importante do que qualquer decisão sobre estilo, local e cardápio, definam quanto vocês pretendem – e podem – gastar e que pessoas da família irão contribuir. Conversem entre vocês e sigam a conversa com seus pais. Tem uma tia querida, um padrinho que sempre disse que queria ajudar? Deixe que eles se manifestem primeiro e, conselho de amiga, não contem com essa verba. Eu prefiro não envolver muita gente quando a questão é dinheiro, apenas aqueles a quem o assunto realmente interessa. Além disso, vocês decidiram se casar e a responsabilidade é de vocês, façam as coisas de acordo com suas possibilidades e estilo de vida. Nada pior do que dar a festa de casamento dos sonhos e colocar a televisão em cima da caixa na casa nova.

See the big picture: conversem sobre o tipo de comemoração que vocês querem. Definir o estilo de festa vai ajudar vocês a procurarem os locais que combinam com o gosto do casal e a encontrarem fornecedores que dêem conta do recado.

Inicie a lista de convidados: este é o momento de começar a fazer a lista de convidados. Definir o tamanho da festa vai lhe dar uma estimativa mais apurada de quanto cada coisa vai custar: o local da festa, a partir dela calcula-se o número de mesas, cadeiras, arranjos, a quantidade de comida, bebida e a logística de todo o evento. Impossível manter uma lista fixa até o dia do casamento. Ela vai passar por algumas mudanças, você vai conhecer algumas pessoas, cortas outras e assim vai. Mas o que você precisa é estimar mais ou menos quantas pessoas – 50, 100, 150, 200, 250.

Defina o local da Festa: o mais importante fornecedor do seu casamento. A partir dele que você vai definir o que ainda precisa contratar. Muitos lugares oferecem opções diferente de festa, de cardápio e diferem-se também pelo tipo de serviço que oferecem. Com o número de convidados em mão, você já pode excluir os que não comportam e os que são muito grandes para o seu evento.

Considere contratar ajuda profissional: com a quantidade de serviços envolvidos em um casamento, é fácil se perder no meio de tantos itens e mais fácil ainda se estressar com tudo o que temos a organizar. Nesse momento, fica a dica de considerar contratar uma empresa de assessoria e cerimonial de casamentos. Esses profissionais estão super treinados e entendem de cada etapa do processo, além de conhecerem bem o trabalho de muita gente, podendo te ajudar a avaliar quem são realmente os bons profissionais. Se vale a pena? Sem a menor sombra de dúvida. Eu tinha a mais absoluta certeza de que seria dispensável contratar ajuda, mas no final das contas, vi que o barato sairia caro e decidi contratar uma cerimonial. Se é caro? Essa resposta é relativa. Esses profissionais não cobram pouco, mas acho que o trabalho deles se paga facilmente. É só pensar que essa pessoa vai te acompanhar da assinatura do contrato até o final da festa, trocar inúmeros emails e telefonemas com você, dedicar seu tempo a você em várias reuniões, coordenar todos os profissionais contratados, coordenar a cerimônia religiosa e a logística da festa e, além disso, ser seus olhos em todos os momentos enquanto você está recebendo uma massagem bela e formosa no seu dia de noiva.

Liste suas prioridades: coloque no papel aqueles aspectos do casamento que são mais importantes para vocês. Dessa forma, economizando em alguns itens, dá para cometer pequenos luxos com outros. Eu encontrei, em minhas primeiras pesquisas sobre casamento, uma matéria no site de Martha Stewart sobre quanto do orçamento cada item deve receber e reproduzo-a aqui para vocês:

Recepção: gastos com buffet, bebidas e aluguel de salão devem consumir de 40 a 50%;
Flores e decoração: 10%
Fotografia e filmagem: 10%
Trajes dos noivos: 5 a 10%
Cerimonial: 10 a 15%
Convites, despesas com cartório, transporte: 10%
Outras despesas: 10%

Vale ressaltar que as cerimônias de casamentos nos Estados Unidos e no Brasil são diferentes e que determinados serviços são cobrados também de maneiras distintas. Outra coisa importante é sempre deixar uma parte do orçamento para imprevistos, não comprometendo o casal lá na frente.

Pesquise preços: se você já tem uma data ou pelo menos o mês em que vai se casar, comece a pesquisar os preços dos profissionais de cada área. Não se assuste com a quantidade de ofertas que há no mercado e também não se deixe influenciar pela pressão de alguns deles, apenas comece a mapear cada item para ter uma média do quanto é cobrado. Peça referências aos seus amigos e use e abuse da sua assessoria. Não se deslumbre com o primeiro álbum maravilhoso que vires. Peça pelo menos três orçamentos em diferentes profissionais e monte em seu computador uma pastinha Orçamentos. Ao decidir por um profissional, especifique tudo, mas tudinho mesmo no contrato.

SUGESTÃO DE CRONOGRAMA

Aqui, explico passo a passo o cronograma que defini para organizar meu casamento e que pode te ajudar a preparar o seu também, com mais calma e tranqüilidade:

Com um ano de antecedência
  • Definam o orçamento e conversem sobre o pagamento das despesas. Dica: muitos profissionais permitem que você parcele o valor do serviço até a data do evento. Converse com eles e negocie.
  • Considere a contratação da assessoria e feche este contrato antes de qualquer outro. Aproveite os olhos clínicos desta pessoa para te ajudar na contratação dos demais profissionais
  • Faça a lista de convidados.
  • Escolha a data do casamento
  • Marque igreja e o salão da recepção.

De oito a dez meses de antecedência
  • Comece a contratar os profissionais do seu casamento, mas dê preferência à procura do que chamo de ‘profissionais únicos’. Estes são aqueles profissionais que podem trabalhar apenas com um evento por dia, como fotógrafo, filmagem, cerimonial, buffet, dj ou banda, músicos que cantarão na cerimônia religiosa. Caso você morra de amores por um fotógrafo e ele já tiver a sua data agendada, você vai ter que partir para um plano B. O mesmo não ocorre com a doceira, com quem faz o bolo ou com o estilista do seu vestido. Como esses profissionais estão acostumados a lidar com vários eventos simultâneos, vale deixá-los para depois. Isso não os torna menos importante, de forma alguma, apenas te dá mais tempo para escolher quem você faz questão que esteja na sua festa.

Oito meses antes
  • Comece a pesquisa por destinos de lua-de-mel;
  • Comece a pesquisa por hotéis na sua cidade, para a noite de núpcias;
  • Comece a pensar no vestido de noiva e visite os ateliês de sua preferência para se informar sobre preços, quando fica pronto, formas de pagamento;
  • Se precisar, encare uma dieta e a academia, nada de querer ficar magra dois meses antes da data e se avançar num tarja preta. Noiva bonita é noiva saudável e que fica ansiosa apenas por causa da emoção.

Seis meses antes
  • Defina o cardápio junto ao seu buffet e realize uma degustação;
  • Defina o esquema das bebidas e feche contrato com seu fornecedor;
  • Defina onde você vai se arrumar – em casa, no hotel, no salão – e programe-se para garantir os profissionais de sua preferência;
  • Convide os padrinhos.

Cinco meses antes
  • Finalize a lista de convidados, deixando uma folga de 10% para pessoas que poderão ser adicionadas;
  • Encomende os convites.

Quatro meses antes
  • Dê entrada da documentação na Igreja;
  • Informe-se sobre curso de noivos e inscreva-se;
  • Dê entrada da documentação do Casamento Civil no cartório;
  • Marque a data e o local do Casamento Civil e informe aos que participarão deste momento.
  • Planeje a lua-de-mel: compre passagens, reserve hotel e defina roteiros.

Três meses antes
  • Defina as músicas da cerimônia religiosa e marque com os músicos para ouvi-los cantando;
  • Faça a lista de presentes;
  • Cheque se tudo o que foi feito até agora está dentro do esperado e acerte os últimos detalhes. Previna-se para não se desesperar na última hora.

Dois meses antes
  • Comece a entregar os convites;
  • Faça seu chá-de-panela, mas apenas depois de ter todos os convites entregues.

Um mês antes
  • Confirme os padrinhos;
  • Inicie a confirmação dos convidados da festa – RSVP.

Uma semana antes
  • Marque uma reunião com a assessoria para acertar os últimos detalhes, confirmar todos os serviços e realizar o ensaio da cerimônia;
  • Confirme seu horário no cabelereiro e a reserva no hotel da noite de núpcias;
  • Verifique a entrega do vestido.

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