30 de outubro de 2011

Manual de Sobrevivência da Noiva

Ser noiva é uma delícia mas nem sempre é algo fácil. Casar é caro, envolve muito planejamento e a organização de um evento para dezenas ou centenas de pessoas (algo ao qual a maioria de nós não está habituada), e não é tão fácil como dizem por aí...

Por isso, após alguns meses imersa nesse mundo das noivas e casamentos, aprendi algumas coisas que compartilharei com vocês. Na primeira parte do Manual de Sobrevivência da Noiva, dediquei-me a listar aquilo que toda noiva deveria saber assim que decidisse iniciar o planejamento de seu casamento.

10 coisas que toda noiva precisa saber...

. Uma vez que decida organizar o seu casamento, é preciso definir algumas coisas importantíssimas como o estilo do casamento, o quão grande ou pequeno ele será - se pretendem convidar 50, 100 ou 500 pessoas; data (dias de semana e domingos costumam ser menos concorridos e, portanto, há mais profissionais disponíveis e os preços de aluguel costumam ser mais em conta) e horário (isso determina gastos com iluminação, por exemplo); se irão casar em um templo religioso ou salão de festas; se será bolo com champagne, brunch, coquetel, jantar, etc. É preciso desde o princípio, visualizar o que desejam, para poderem começar a cotar os serviços e definir se o orçamento previsto - logicamente todos temos um teto, um limite para gastar nisso tudo - dá conta do sonho ou não. Muitas vezes será preciso adaptar e colocar os pés no chão para fazer boas escolhas. Lembrando que o sucesso e a beleza de um casamento não dependem necessariamente do quanto você gastou ou se vai realizá-lo ou não no lugar da moda, o que realmente marca é o carinho dos noivos no planejamento de tudo e uma boa organização.


. Começar a pesquisar com antecedência é muito importante. Mesmo que haja pessoas que decidem se casar e o fazem em poucos meses, quando dispomos de mais tempo podemos conhecer mais fornecedores, participar dos eventos direcionados a noivas e festas e, portanto, as possibilidades de economizar são um pouco maiores. Assim como também é possível realizar parcelamentos, e negociar mais os preços.

. Para definir o tamanho da festa e ficar mais fácil pedir orçamentos em buffets, casas de festa, etc, é preciso ter uma estimativa de quantos convidados serão chamados (é aí que você começa a notar que vida de noiva não é tão boa quanto parece). Assim como não fica legal uma festa entulhada de mesas e com convidados esbarrando a todo momento, uma festa para poucas pessoas em um espaço muito grande faz o ambiente parecer vazio e deixa as pessoas dispersas, o que não é aconselhável (a não ser claro, que o casal disponha de recursos extra para alugar lounges e mobiliário para criar um clima mais aconchegante). Por isso, é recomendável saber desde o princípio o tamanho da festa, para escolher os locais ideais para a cerimônia e a recepção; sem contar que você também não perde tempo em visitas inúteis, sabendo de antemão que a casa de festas x comporta 50 convidados e você terá 300 na sua festa.

4º. Fornecedores que aparecem em revistas e que são famosos normalmente têm preço compatível com a fama, salvo raríssimas exceções. Se quiser fugir dos preços altos, mas quer alguém com referências, procure ouvir amigas que casaram há pouco tempo, ingresse em grupos de noivas e pesquise na Internet também (mas sempre com cautela). Surpreendi-me positivamente com a quantidade de informação que a gente pode encontrar por aqui. Há muita gente boa que não anuncia em revistas e faz trabalhos sérios e conta com a praticidade da rede para divulgar seus serviços.

5º. Faça questão de ter tudo registrado no contrato com os fornecedores. Se o casal não tiver muita experiência em assuntos legais, consulte alguém que entenda do assunto e converse sobre suas dúvidas. Nada deve ficar acertado verbalmente. Nada. Nadinha. Tudo no papel, cada detalhe, pois se algo der errado (Sim, uma noiva tem que se antecipar também a tragédias, desastres, desgraças e pensar em tudo o que pode sair mal!) e você precisar cobrar do profissional o cumprimento ou ir a Justiça, esse contrato será a materialidade de tudo o que deveria ser entregue/fornecido/realizado.

6º. A lista de convidados deve começar a ser elaborada com antecedência de vários meses. É preciso reunir dados de contato das pessoas, como seus nomes completos, endereço e telefones. Se você for religiosa, é a hora de se fortalecer e orar (se não for, também é preciso se fortalecer), porque você precisará de muita paciência, sabedoria e firmeza para tomar decisões importantes e realizar todos os cortes necessários. A lista de convidados é provavelmente uma das piores etapas em tudo isso e você será levada à beira da loucura. Os indícios de que isso seria algo complicado de fazer começaram a dar os seus primeiros sinais, no meu caso, no início do planejamento, por isso fui me preparando psicologicamente para o pior. Estejam preparados também para lidar com situações constrangedoras, pois diversas pessoas que você não tem intenção de chamar esperarão ser convidadas para seu casamento e até mesmo cobrarão o convite! Essas e outras situações podem tentar roubar a sua sanidade, mas não deixe...

7º. Defina prioridades. O que é realmente importante em um casamento? A resposta: espaço para a cerimônia e festa, buffet, os noivos e seus apetrechos (trajes, buquê, etc), convites (necessário, mas se o orçamento estiver apertado, não é algo no qual se deva empregar uma soma muito alta, pois em geral eles irão para o lixo!), fotografia (e/ou filmagem), bolo e doces. Praticamente todo o restante é acessório. Se você tiver isso em mente fica mais fácil resistir a muitas tentações que aparecerão durante a jornada, vocês se depararão com coisas antes inimagináveis e que lhes serão apresentadas como algo indispensável (e não são!). Talvez um dos itens menos necessários e o que mais chama atenção dos noivos sejam as lembrancinhas. A tentação de distribuir uma infinidade de itens com a marca do casal é grande, mas não é algo no qual valha à pena gastar uma parte significativa do orçamento. No caso de decidirem distribui-las, prefira lembrancinhas comestíveis como os bem-casados, amêndoas, macaroons, etc., que são mais em conta e todos gostam. Sapos estão na moda agora, mas se não tiver no seu casamento, ninguém sentirá falta.
O que é imprescindível mesmo é não exagerar na ânsia de economizar para poder ter todos os itens apresentados pelos fornecedores e acabar perdendo a qualidade do total... Não descuide de itens como buffet, fotografia e bolo, que são importantes. Economize em lembrancinhas ou em extras, como brindes de pista, que já estão batidos.

8º. Organização é fundamental. Somos noivas que trabalham, estudam e têm outros afazeres além do casamento e, por isso, não podemos perder tempo ou deixar acumular tarefas. Organize-se: compre uma agenda, anote cada compromisso, faça um fichário com todas as ideias para o casamento, guarde em uma pasta cada contrato, etc. Gostou de algo na Internet e quer tê-lo como referência depois? Salve em uma pasta específica - eu criei dentro da pasta "casamento", subpastas como "decoração", "convites" e "vestido de noiva". Isso facilitará seu acesso ao conteúdo.

9º. A fotografia guardará os momentos especiais desse dia que ficará na lembrança. Tanto ela quanto a filmagem registrarão tudo aquilo que se passou e que muitas vezes os noivos, em meio a todo o nervosismo e empolgação do dia, não conseguem se lembrar depois... Eu achava que não precisava de filmagem, mas fiquei surpresa com o quanto gostei dela, é muito bom rever a cerimônia, curtir cada palavra do nosso querido pastor, os nossos olhares carinhosos, a empolgação dos convidados, etc. Se não houver verba para isso, tudo bem; mas se der, vale à pena, não precisa ser a empresa mais cara e badalada, mas alguém competente que possa registrar com qualidade o seu grande dia.

10º. O orçamento foi definido? Está certinho e cobre todos os itens importantes? Então reserve uma soma que corresponda a pelo menos 10 ou 20% do montante que vocês pretendem dispender. Essa quantia extra poderá ser utilizada caso surjam aquelas situações imprevistas: como a necessidade de contratar um garçom extra, alugar um carro ou aumentar a quantidade de doces, por exemplo. Se não gastarem, ótimo, podem revertê-la para a lua de mel ou em compras para a casa nova.

Em breve, outras dicas para a sobrevivência da noiva que quer manter a sua sanidade.

Planejamentos

Um ano antes
•Escolha a data do casamento.
•Defina o seu orçamento.
•Decida as características da cerimônia. Obs: O horário define o estilo.
•Defina a quantidade de convidados.
•Escolha o local da cerimônia e festa.
•Se for contratar o serviço de um cerimonial, esta é a hora de escolher o profissional.
•Decida onde vocês vão morar e, se for necessário, comece a procurar um lugar ou a fazer reformas.
•Comece a preparar seu enxoval.
•Escolha o seu fotógrafo.

Dez meses antes

•Comece a preparar a lista de convidados.
•Faça pesquisas de locais para a lua-de-mel.
•Visite lojas e estilistas e procure modelos de vestido.
•Neste período, é aconselhável que sejam feitos todos os exames de saúde, inclusive o pré-nupcial.
•Verifique se a documentação para cartório já está ok e decida qual regime de bens será adotado: comunhão parcial, comunhão universal ou separação total de bens.
•Providencie o bufê e um profissional de decoração.

Oito meses antes

•Escolha o bufê.
•Contrate a ornamentação e a iluminação.
•Escolha o profissional que vai fazer a maquiagem e cabelo e reserve a data.

Seis meses antes

•Convide os padrinhos e as damas e os pajens.
•Defina o seu estilista e o seu vestido.
•Conclua a lista de convidados.
•Defina o bufê e o cardápio.
•Defina roteiro para a lua-de-mel.
•Pesquise preços de convites.
•Reserve a equipe de filmagem e contrate os músicos.
•Comece a preparar o seu enxoval.
•Caso ainda não tenha providenciado as alianças, esta é a hora.
•Escolha bolo, docinhos, chocolates e bem-casados.

Três meses antes

•Encomende os convites e contrate o calígrafo. Deverá ser entregue uma lista exclusivamente para o serviço de caligrafia. Obs: O prazo de entrega da caligrafia é de, geralmente, uma semana.
•Comece a preparar a lista de presente e a pesquisar lojas para deixá-las. Uma dica: coloque a lista de presentes em pelo menos duas lojas diferentes e, no máximo, em quatro.
•Compre as lembrancinhas e os brindes.
•Faça a prova do vestido e do sapato.
•Escolha e encomende os buquês (o da igreja e o de jogar).
•Providencie as roupas do noivo e dos padrinhos e as flores da lapela.
•Faça a reserva da noite de núpcias.
•Compre o presente do seu noivo. Essa dica vale para ele também.
•Se houver convidados de outras cidades, ajude-os com opções de hospedagem.
•Hora de ir ao cartório para dar início ao processo de habilitação do casamento civil.
•Confira com a agência de viagens se será preciso tomar alguma vacina antes de viajar em lua-de-mel.

Dois meses antes

•Comece a enviar os convites, dando preferência aos que moram mais distante, para que possam providenciar a hospedagem.
•Escolha e reserve o local que vai passar o dia do casamento, pode ser uma suíte de hotel, um salão de beleza ou em casa.
•Defina que carro levará a noiva para a cerimônia (se será alugado ou emprestado por alguém da família).
•Converse com os profissionais contratados e defina o roteiro da festa.
•É elegante entregar os convites em mãos, o que nem sempre é possível. Mas quanto aos padrinhos e aos pais de pajens e damas, é fundamental que os convites sejam entregues pessoalmente.
•Combine os detalhes com os amigos para o chá-de-cozinha, chá-de-lingerie e chá-de-bar.
•O cerimonial marcará o ensaio geral da cerimônia, com os noivos, pais, padrinhos, damas e pajens.

Um mês antes

•Termine de entregar os convites.
•Verifique o local da recepção e faça os acertos finais: pessoal de apoio para portaria, banheiro e estacionamento.
•Agende a depilação, pedicure e manicure.
•Ao receber os presentes, aproveite para escrever os cartões de agradecimento.
•Lembre-se de comprar uma lingerie especial para o dia e uma para a lua-de-mel.
•Faça o chá-de-cozinha, de lingerie e de bar e aproveite.
•Comece a levar os pertences dos noivos para a nova moradia.
•O cerimonial deve confirmar todos os profissionais e serviços envolvidos no casamento.
•Lista de bagagem para a lua-de-mel.
•Dê uma assessoria aos convidados de fora da sua cidade e confirme se eles precisam de ajuda.

Quinze dias antes

•Faça a última prova de vestido.
•Faça a prova de maquiagem e cabelo, juntamente com os acessórios (tiara, véu, coroa).
•Comece a arrumar as malas.
•Cheque a mudança de nome nos documentos.
•Marque uma reunião com seu cerimonial e acerte os detalhes pendentes, verifique os nomes dos convidados que não responderam o convite (isso será útil para o bufê).
•Escolha uma pessoa de confiança que ficará responsável por devolver o vestido e o traje do noivo, se alugados, no dia seguinte à cerimônia.
•Dê algumas voltas com o sapato pela casa para amaciá-lo. É fundamental permanecer linda e elegante até o final da festa.

Uma semana antes

•Momento do ensaio geral. Casamentos costumam ser mais ou menos iguais, mas não siga somente o tradicional, quem escolhe o cortejo são vocês.
•Marque um jantar com pais e padrinhos, para depois do ensaio.
•Mande gravar o nome nas alianças e dar polimento.
•O noivo deve combinar com alguém que possa levá-lo à cerimônia.
•Acerte todas as despesas do casamento até aqui.
•Confirme as reservas da viagem (hotel e passagens).

Dois dias antes

•Faça depilação.
•Faça as unhas das mãos e dos pés.
•Faça as malas da lua de mel.
•Agende o horário e local com o fotógrafo para as fotos do making off.

Um dia antes

•Neste dia os noivos devem relaxar, ir ao salão de beleza ou centro estético e receber massagem.
•Confirme a entrega do buquê e das flores da lapela para o dia do casamento.
•Este é o prazo máximo para você buscar o vestido e os acessórios.

O grande dia

•Pronto! Hoje é o grande dia. Curta cada momento e aproveite bastante porque passa muito rápido.
•Confie nos profissionais que você contratou e relaxe, tudo vai dar certo.
•Não se atrase.
•Noivo! Não esqueça das alianças.
•Sorria!

Na volta da lua-de-mel

•Lembre de enviar os cartões de agradecimento aos convidados pela presença e pelos presentes recebidos, oferecendo a residência.
•Seja feliz!

Há alguns itens para os quais não seguirei essa ordem (até porque se o fizesse talvez a ansiedade me matasse) e outros que adiantarei. O assunto anda tão presente nos meus dias que já recebi umas dicas de um maquiador que me recomendou que a contratação e prova de maquiagem e cabelo aconteçam um pouco mais cedo - até para não rolar nenhuma decepção com o(s) profissional(is).

Por ora, isso é tudo. Assim que tiver novidades, escrevo mais.
Até logo!

28 de outubro de 2011

Papel da madrinha e padrinho

Como escolher o padrinho

Na altura de escolher o padrinho, será aconselhável escolherem alguém que conheça o casal. É importante que a noiva simpatize com ele e que seja alguém que se dê com ambas as famílias; normalmente um familiar ou um bom amigo. Nunca se devem ofender se alguém declinar a proposta de ser o padrinho de casamento.

Tarefas do padrinho

  • Organizar a despedida de solteiro do noivo.
  • Reunir os amigos e familiares do noivo, e organizar todos os aspectos de um evento que agrade ao noivo.
  • Na cerimónia deve ajudar o noivo no que ele necessitar, e deve ser responsável pelas alianças.
  • Deve ajudar o noivo a chegar à cerimónia na hora.
  • No caso de não terem um “mestre de cerimónia”, este papel pode ficar para o padrinho, ajudando os convidados a tomar os seus lugares.
  • O padrinho coloca-se ao lado direito do noivo, entregando-lhe as alianças na altura certa.
  • Na recepção do casamento, o padrinho deve fazer um pequeno discurso, com um pouco de humor, mas jamais deve dizer algo de mau gosto.
  • Deve fazer um brinde aos noivos, e nunca se esquecer de mencionar o quanto bela a noiva está.
  • É também de sua responsabilidade decorar o carro de saída dos noivos e o quarto da noite de núpcias; isto se os noivos não viajarem nessa noite.

Agradecimentos ao padrinho

Como imaginam as tarefas do padrinho, não são poucas, e como tal nunca devem de deixar de agradecer especialmente ao padrinho, pois ele deu um contributo muito especial para que o casamento corresse da melhor maneira.

Como escolher a madrinha

Tal como o padrinho devem sempre escolher amigas muito próximas, irmãs ou familiares para este papel. Devem escolher alguém, que para além de ter uma relação afetiva com vc, seja calma, responsável, e que ajude a noiva a passar os maiores momentos de stress; acima de tudo não deve ser alguém que tem tendência a dar o seu parecer em tudo. Se acham que alguém vai ficar ofendida por não ter sido escolhida para madrinha, ofereçam-lhe outro papel do seu casamento, pode por exemplo fazer a leitura durante a cerimónia.

Tarefas da madrinha

  • Deve acompanhar a noiva na escolha do vestido.
  • Ajudar a planejar o casamento.
  • É também de sua responsabilidade organizar a noite de despedida de solteira da noiva, de preferência algo que a noiva aprecie e não uma festa ou um fim-de-semana que a madrinha gostasse de fazer.
  • No dia do casamento, deve ajudar a noiva a preparar-se, acompanha-la nos momentos anteriores ao casamento, acalmando-a e dando-lhe apoio.
  • Deve também ajudar a noiva a fazer as malas para a lua-de-mel, e assegurar-se que a mala da noiva para a noite de núpcias é entregue no quarto de hotel onde os noivos vão passar a noite, se não partirem diretamente para a lua-de-mel.
  • Durante a cerimónia deve assegurar-se que a noiva está sempre no seu melhor, desde ajudar a ajustar o vestido, ou ajudar a compor a maquiagem ou o penteado.
  • A madrinha deve também ser a responsável pelo ramo da noiva durante a cerimónia.
  • Durante a recepção deve dançar com o padrinho, e ajudá-lo na decoração do carro de saída dos noivos e na decoração do quarto da noite de núpcias, bem como ajudar a noiva em todas as situações mais complicadas.
  • A madrinha deve assumir o seu papel, estando sempre atenta e disposta a ajudar a noiva e nunca se distrair pensando só em si.

Agradecer à madrinha

O papel da madrinha antes e durante um casamento, é muito importante, e deve ser reconhecido como tal. Podem oferecer uma jóia, um cesto com um bom champanhe e chocolates, enfim, devem oferecer algo que saibam que ela vai apreciar, ou alguma lembrança que relembre o dia especial que ela ajudou a criar.

26 de outubro de 2011

Olá bloguinho..

Todo mundo sabe que casar requer uma série de preparativos, isso não envolve apenas decoração e cerimônia, mas também os noivos...
Isso mesmo, devemos nos preparar para esse grande dia...Então desde que marquei a data do casório, comecei a fazer algumas mudanças, pelo menos comecei a dá o start a lista de pré casamento..
Já coloquei o parelho pra dar mais uma alinhada no sorriso, mtos falavam que não precisava e tal, mas sempre quis ajeitar uns dentinhos pra ficar perfeito..
Enfim comecei a fazer dieta e malhar, isso sim, malhar... Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
É complicado, mas tô tomando gostinho...
Quero ficar magérrimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.. kkk
Vamosver no que vai dar!!!

23 de outubro de 2011

Casamentos [4]

Olá bloguinho..
Ando meio sem tempo pra postar por aqui.. =/
Fui a um casamento de uma amiguíssima e fui madrinha! \o/
Lá vai umas fotinhas pra vcs verem...












19 de outubro de 2011

Check-list

CHECK-LIST NA SEMANA DO CASAMENTO

 Arrumar mala para lua de mel
 Arrumar mala que levará para o hotel do dia de noiva (ou para casa de festas para quem for se arrumar lá). SUA BOLSA DEVE CONTER:
Chinelo
As jóias que irá usar
O sapato
Lingerie especial
Biquini
Véu
Vestido de noiva
Buquê
Camisola especial (para quem se arrumar no hotel com noite de núpcias)
Produtos de higiene pessoal (pasta de dente, desodorante, shampoo, perfume, pente, hidratante, demaquilante etc)
Sua câmera fotográfica
Guloseimas (pois tudo no hotel é mais caro)
Neosaldina (tanta preocupação pode dar um pouquinho de dor de cabeça)
Guarda-chuva (a previsão do tempo é imprevisível rs)
Telefone de pessoas conhecidas, pois vc pode precisar de alguém
Kit costura de emergência (agulha, linha, tesoura, botão etc) tudo está lindo até alguma coisa dar errado, melhor prevenir do que remediar)
Caneta bonita para assinar os papéis na hora (certifique-se que está funcionando paranão ter que improvisar com caneta bic)
Lenço de Papel para levar quando estiver indo para a cerimônia, caso vc resolva chorar no carro
Band-aid
Kit para retoque de maquiagem
Espelhinho (pois vc vai querer ver se está bonita toda hora :)

 Ligar para todos os fornecedores para confirmar o serviço contratado e horário de chegada (foto e filmagem, buffet dentre outros forncedores)

 Ligar para o hotel ou agência que fecharam a lua de mel para confirmar reserva, o que precisa levar e horários

NO DIA DO CASAMENTO

 Acordar cedo vai fazer toda a diferença, pois o dia irá render mais
 Pegar o buquet
 Antes de ir para o local escolhido para se arrumar certifique-se que não está esquecendo nada, pois poderá não dar tempo de buscar
 Ligue para o noivo e deseje um ótimo dia a ele :)
 Coma coisas leves, cuidado para não ter piriri
 Aproveite bem o dia todo, pois esse dia é só seu! Não deixe nada e ninguém tirar sua paz.

11 de outubro de 2011

Falta 1 ano ou 12 meses ou 365 dias

Hoje é um dia especial!!!eeeeeee
Falta exatamente 1 ANO para o nosso big day...






Poxa, parece que foi ontem que faltava 1 ano e 7 meses...
A contagem regressiva em meses dá mais ansiedade ainda..rsrs



4 de outubro de 2011

Dicas de beleza

São tantos os detalhes da organização da festa para se ocupar, só não se esqueça de cuidar de você!
Noiva inteligente é aquela que se cuida o ano inteiro antes do dia do sim. O visual vai muito além de um belo penteado e maquiagem. Abaixo cinco dicas para você colocar em ação:


Sorriso Branquinho: sorriso bonito em todas as fotos do casamento é a maior beleza de todas. Como tratamentos dentários podem levar um tempinho, quanto antes você correr para o dentista, melhor. Hora de verificar se é necessário algum alinhamento nos dentes, limpeza de tártaro, branqueamento.

Postura: quer coisa mais linda do que noiva com postura elegante? Cada vez mais difundida no país, aula de pilates trabalha a musculatura, relaxa a mente e ainda por cima trabalha a postura correta para você entrar com porte de princesa real.

Sobrancelhas: essa dica é simples e barata de colocar em prática e mesmo assim muitas noivas esquecem. Nada melhora tanto nosso rosto como uma sobrancelha bem desenhada. Fuja das falsas designers de sobrancelhas que apenas fazem uma limpeza dos pelinhos e procure uma que saiba fazer o design conforme o seu rosto. O resultado é maravilhoso.

Marquinha de biquíni: vai usar tomara que caia ou decote nas costas? Cuide para não ficar com marquinhas de biquíni porque não fica nada bonito. Cuidado com o sol, cuide da pele para não ficar com aspecto de pão saindo da torradeira.

Mãos cuidadas: elas aparecem bastante no dia do casamento, para aliança. Além das unhas lindas e bem feitas, não se esqueça de cuidar da pele da mão no dia a dia. Garanto que a maioria aqui não passa protetor solar nas mãos, certo? Estou usando um creme que previne o envelhecimento das mãos e tem FPS20, da marca Adcos.

3000 visitas

eeeeeeeeeeeeeeeeee..

Obrigadaaaaaaaaaaaaaaa pelas visitas!



2 de outubro de 2011

Maquiagem de noiva

Olá meninas..
Faz um tempinho que não apareço..
Pois é.. dias corridos são complicadooooos!
Daí vai um tutorial de um make de noiva de uma menina que acompanhoooo a mto tempo na net..
Ela msm fez a maquiagem dela do casamento, daí fica a dica para vcs..



Imagem por Camila Coelho